NOVAS VARIANTES DO VÍRUS SARS-CoV-2

6º Seminário CIEVS Salvador
15 de dezembro de 2020
DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA
20 de outubro de 2021

Digitally generated image

Devido a circulação de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 no mundo e no Brasil, é necessária a fomentação das ações de mitigação da doença através do contínuo fortalecimento das medidas de controle da COVID-19, a ampliação da capacidade da vigilância genômica do vírus SARS-CoV-2, investigação epidemiológica dos casos confirmados e o rastreamento dos contatos.

 

Principais variantes de atenção (VOC): VOC 202012/01, linhagem B.1.1.7 (Reino Unido); VOC 501Y.V2 linhagem B.1.351 (África do Sul); VOC P.1, linhagem B.1.1.28 (Brasil).

 

NOTA TÉCNICA Nº 59/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS (02 de fevereiro de 2021) : Recomendações quanto à nova variante do SARS-CoV-2 no Brasil.

Disponível em: http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/download/nota-tecnica-no-59-2021-cgpni-deidt-svs-ms-nova-variante-covid-19/

 

NOTA TÉCNICA Nº 02 SMS/DVIS/CIEVS SSA (18 de fevereiro de 2021) : ALERTA E RECOMENDAÇÕES QUANTO A CIRCULAÇÃO DAS NOVAS
VARIANTES DO VÍRUS SARS- COV-2 EM SALVADOR-BA

Disponível em: http://www.cievs.saude.salvador.ba.gov.br/download/alerta-e-recomendacoes-quanto-a-circulacao-das-novas-variantes-do-virus-sars-cov-2-em-salvador-ba/

 

A Rede Genômica Fiocruz reúne pesquisadores de diversos institutos da Fundação Oswaldo Cruz para estudar genética e genoma de vírus, bactérias, fungos, parasitos e do ser humano. Recebe apoio da Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT), com acesso a sequenciadores e bioinformática.

Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, um foco principal do grupo tem sido o estudo do genoma do SARS-CoV-2, causador  da Covid-19, e o acompanhamento de suas mutações genéticas, entre outros. O grupo participa da iniciativa internacional de acesso aberto a informações sobre genomas de vírus influenza e coronavírus, o GISAID, que produziu o infográfico das linhagens de Sars-Cov-2 circulantes no mundo.

O grupo da Fiocruz contribui para a identificação das linhagens no Brasil.

Conheça mais sobre a Rede Genômica e as pesquisas do grupo no site http://www.genomahcov.fiocruz.br/