05º SEMINÁRIO CIEVS SALVADOR – O DESAFIO DAS VIROSES REEMERGENTES: O CAPÍTULO DO SARAMPO

ORIENTAÇÕES SOBRE DERRAMAMENTO DE ÓLEO
7 de novembro de 2019
NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2 ) – ATUALIZAÇÕES
28 de janeiro de 2020

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVIS) realizou em 26/11/19 o seu 5º seminário, trazendo como tema: “O desafio das viroses reemergentes: o capítulo do Sarampo” em comemoração aos 10 anos de implantação.

A abertura do Seminário foi realizada pela Diretora de Vigilância em Saúde (DVIS), Luiza Mendes Côrtes, Dr. Mitermayer Galvão Reis, da FIOCRUZ Bahia, Akemi Chastinet, representando a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e Cristiane W. Cardoso, Gerente do CIEVS SSA. O Seminário proporcionou um importante espaço de aprendizado e discussão com a inclusão de palestras e debates referentes as doenças reemergentes com ênfase no sarampo.

“Emergência e reemergência de doenças: desafios e impactos para a vigilância em saúde” foi a palestra ministrada pela Drª Maria da Glória Teixeira, epidemiologista e pesquisadora do ISC/UFBA, seguida do “Cenário Global e situação atual do Brasil”, ministrada pelo epidemiologista Ramon da Costa Saavedra. A Gerente do CIEVS Salvador, Dr.ª Cristiane W. Cardoso, ressaltou a importância do trabalho do CIEVS SSA, destacando que assim como nesse 5 º seminário a SMS de Salvador comemorava os 10 anos do CIEVS SSA, em 2015 o mundo comemorava os 10 anos de revisão do regulamento sanitário internacional, marco importante para constituição da rede CIEVS como ponto focal para o monitoramento e resposta coordenada aos eventos inusitados, surtos, epidemias e emergências em saúde pública. Nesse contexto, a Gerente palestrou sobre as “Estratégias do CIEVS Salvador na reemergência do sarampo em Salvador- Ba”, abordando o trabalho do CIEVS SSA na investigação de casos e dos resultados frente ao surto de sarampo em Salvador.

Ainda como parte da programação do 5º seminário do CIEVS SSA, a Coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Akemi Chastinet apresentou o tema ”Sarampo na Bahia: Possíveis causas e estratégias de enfrentamento” e a Coordenadora de Imunizações e Vigilância e Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Doiane Lemos de Souza finalizou as apresentações com a palestra “Imunização e coberturas vacinais em Salvador”.

Após as palestras, os debates foram coordenados pelo Dr. Guilherme de Sousa Ribeiro e Dr. Mitermayer Galvão Reis, ambos professores da Universidade Federal da Bahia e pesquisadores da FIOCRUZ-Ba.

“A rede CIEVS é uma importante estratégia para o enfrentamento das emergências em saúde pública. Ao longo desses 10 anos, O CIEVS SSA vem atuando no fortalecimento da captação de notificações, análise de dados e informações relevantes à prática da vigilância em saúde. Em Salvador, as viroses reemergentes como a dengue, febre amarela, influenza e mais recentemente o sarampo, ocupam um importante espaço na agenda, e nesse contexto, o CIEVS SSA exerce um papel fundamental no fortalecimento do sistema de vigilância em saúde”, afirma Cristiane Cardoso.